top of page

Vamos começar fazendo a vocês cinco perguntas, porém, há somente uma única resposta para todas elas. 

Então, vamos lá.

 

       1)  Onde se localiza a escola onde estudo? 

       2) Onde se localiza a minha casa?

       3) Onde se localizam os lugares onde passo a maior parte da minha vida?

       4) Onde estão os lugares, além da minha casa, que são para mim mais familiares?

       5) Onde posso encontrar os lugares em que há o maior número de pessoas que me conhecem?

     6) Quando eu estiver com a idade dos meus avós e quiser me lembrar da época em que comecei conhecer o mundo, onde minha memória vai buscar tais lembranças?

    7) Entende-se que “qualidade de vida” se refere a certos benefícios aos quais as pessoas precisam ter acesso, como por exemplo, boa qualidade de água; segurança; transportes eficazes; escolas com ambiente humanizado; boa iluminação pública; ruas e calçadas limpas; árvores para amenizar o calor, etc. Agora, se tivesse que escolher para qual lugar todos esses benefícios deveria chegar primeiro onde você escolheria?

 

Já sabe qual é a resposta? Você ainda não descobriu?!!  Então, confira abaixo.

Questão 1) Resposta: No meu bairro; Questão 2) Resposta: No meu bairro; Questão 3) Resposta: No meu bairro; Questão 4) Resposta: No meu bairro; Questão 5) Resposta: No meu bairro; Questão 6) Resposta: No meu bairro; Questão 7) Resposta: No meu bairro.

 

Viram só! Agora fica fácil para vocês responderem a esta pergunta seguinte: Qual é o lugar mais importante para o projeto REATIVAR?

 

Estava “na cara”, não estava? É claro! A resposta só pode ser O MEU BAIRRO!

 

Pois bem, agora que você já sabe que o seu bairro é o espaço mais importante para o nosso projeto, tentaremos explicar a razão do seu bairro ser tão importante. Antes, porém, queremos que você responda a mais uma pergunta. Mas cuidado, preste bem atenção sobre o que você vai responder.

 

Entre todos aqueles lugares do seu bairro, qual o lugar onde você acha que reside o conhecimento?

 

Você respondeu NA ESCOLA? Que peninha... Você ERROU!  E sabe por que você errou? É muito simples... É por que o conhecimento não está somente na escola, está em todos os lugares do seu bairro onde houver pessoas. Isso mesmo! As pessoas que formam a comunidade do seu bairro, seus vizinhos, seus pais, os pais de seus amigos, e outros tantos, possuem conhecimentos incríveis. Basta você descobri-los!

 

Alguns de vocês podem até perguntar: “Mas, como todas essas pessoas do meu bairro podem possuir conhecimentos incríveis se a maioria delas sequer concluiu seus estudos?”

 

Essa pergunta também é fácil de responder. Então lá vai:

 

É por que o conhecimento escolar, aquele que você conquista dentro da escola, é apenas uma forma de conhecimento entre tantas outras não escolares.

 

Outros de vocês podem também perguntar: “Mas não é o conhecimento escolar o mais importante entre todas as demais formas de conhecimento?”

 

Felizmente não. Sabe por quê?

 

Embora o conhecimento alcançado dentro da escola lhe proporcione uma formação que lhe garantirá acesso à escolha de uma profissão futura, todos os conhecimentos possuem o mesmo valor. Não importa de onde veio, pra onde vai, nem tampouco a forma que escolheu para assumir; seja na figura de um livro, de uma música, de uma receita caseira, ou mesmo num daqueles causos que os mais velhos gostam de contar aos seus netos; o que realmente importa é que todos eles são formados por profundas experiências entre pessoas e mundo.    

 

A esta altura, alguém poderá perguntar: “Se o conhecimento construído dentro da escola me proporcionará uma formação capaz de me garantir a escolha de uma profissão, então, por que devo me preocupar com as outras formas de conhecimento, já que elas nada tem a ver com o meu futuro profissional”?

 

Pronto. Com a pergunta acima chegamos ao coração do projeto REATIVAR, pois, a resposta correta a ela só poderá ser encontrada caso possamos responder a seguinte questão: Por que os profissionais que atualmente atuam no mercado, sejam eles do comércio, do governo, da indústria, da saúde, etc., não estão conseguindo garantir o mínimo de qualidade de vida que almejamos alcançar nos bairros onde moramos?

 

Assim, queridos alunos e alunas, o projeto REATIVAR deseja que vocês descubram a enorme riqueza de conhecimentos que há dentro do bairro onde moram, e a usem na construção de um conhecimento escolar mais amplo, capaz de produzir profissionais que jamais terão que responder a perguntas como a que fizemos anteriormente.  

 

 

 

Prof. Alexandre Martins de Araújo

 

 

 

 

bottom of page